Nascida no Rio de Janeiro, Graça Lima é formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e concluiu o mestrado em Design na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Trabalha com design gráfico desde 1985 e já ilustrou mais de cem livros, muitos deles premiados. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos internacionais, como o de Ilustradores da Feira de Barcelona, o da Feira de Frankfurt e o da Bienal de Bratislava. Integrou o catálogo “Brasil: Incontáveis linhas, incontáveis histórias”, produzido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros na Feira de Bolonha, na Itália, em 2014, quando o Brasil foi o país homenageado.
Além do Selo Altamente Recomendável, seu trabalho conquistou vários prêmios, entre eles
O Melhor para o Jovem, o Malba Tahan e o Luís Jardim, todos eles concedidos pela FNLIJ. Recebeu o Prêmio Jabuti em 1982, 1984 e 2003, na categoria Ilustração. Fora do Brasil, foi selecionada quatro vezes para o Catálogo The White Ravens, da Biblioteca de Munique, na Alemanha.