TER OU NÃO TER

Luiz Claudio Cardoso

Tipo Leitor

A adolescência costuma ser um período complicado na vida de todo mundo. Saõ muitas as mudanças no corpo e no modo de pensar, e é normal que elas tragam dúvidas e inseguranças, levando os jovens a agir por impulso. Em busca da própria identidade e de satisfazer seus desejos, eles se veem às voltas com sentimentos conflitantes, sem saber direito o que fazer e como resolver os problemas. E muitas vezes não sabem como pedir ajuda. Mas a adolescência é também uma época de se viver intensas descobertas, de idealizar a pessoa que irá se tornar, de desafiar o mundo e achar que se é capaz de tudo. Ter ou não ter traz à tona esses questionamentos tão comuns na adolescência, na voz franca e frágil de uma garota que podia ser qualquer um - um parente seu, uma amiga sua ou até você.



// Tema: Gravidez na adolescência; sexo; aborto.

// Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa; Educação sexual; Ciências; Biologia.

// Temas transversais: Paquera; amor; namoro; relações sexuais; suicídio; morte; doenças sexualmente transmissíveis; métodos contraceptivos.

// Faixa etária: Leitor crítico (a partir de 12 anos), 9º ano.

R$ 48,90

// FICHA TÉCNICA

Edição: 1
Formato: 20,90 x 11,50 x 0,30 cm
Nº de páginas: 64
Peso: 95 g
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788582750339

A solidão com que enfrenta os impasses e a perturbação ao pensar nas saídas possíveis — a manutenção da gravidez, o suicídio ou o aborto — vão se transformando em grande revolta.
‘Como é que eu vou sair dessa?’, pergunta-se. Indagação que deve ser feita por considerável número de meninas neste Brasil que apresenta altos índices de gravidez precoce. Boa parcela delas seria evitada com a conscientização de garotas e garotos por meio da educação sexual. Um livro como o de Cardoso poderia servir como elemento a mais para discussões transversais sobre o tema em escolas e nas famílias.”

Graça Ramos, jornalista, mestre em Literatura Brasileira, doutora em História da Arte e autora do blog "A pequena leitora", de O Globo, 31/03/2015.